sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Sepultura: A formação clássica deveria voltar?

Por Thiago Aldrich | Em 18/12/09 | Fonte: Whiplash

Antes de começar o texto uma pequena apresentação minha em relação à banda: vi meu primeiro show da banda (e primeiro da vida) ainda com Max nos vocais na hoje clássica tour do "Roots" no ano de 1996. Foi algo inesquecível. Até hoje me lembro dos olhos do índio estampado como pano de fundo que parecia nos acompanhar em qualquer local da casa de shows. Um mês depois Max sai da banda. Desde então vi todos os shows do Sepultura na minha cidade nesses últimos 13 anos.

Vale lembrar que em 1996 o SEPULTURA era uma das maiores bandas do mundo e estava pra se tornar – ao que tudo indicava – ainda maior nos anos posteriores. Inclusive, comentários de gente como Rob Halford, Vinnie Paul, Joe Perry e diversos outros após a separação da banda indicava isso. Não lembro exatamente quem, mas foi dito que se a banda não se separasse eles “ocupariam em um ou dois anos o lugar do METALLICA como a maior banda de metal do mundo na atualidade”. Lembrando que na época o Iron Maiden estava com Blaze nos vocais e o METALLICA lançando o “Load” e “Reload”.

Hoje, revendo os acontecimentos acredito que faltou maturidade em meio a tanta pressão para músicos ainda jovens – os quatros membros não tinham 30 anos ainda. Além do grande sucesso que, parafraseando Stan Lee, sempre traz “grandes responsabilidades” a banda enfrentava nascimentos problemáticos – a filha de Igor nasceu prematura com pouca chance de sobrevivência – mortes – o enteado de Max – conflitos de ego, etc. Acredito ter sido muita pressão em tão pouco tempo e a separação foi até justificável desse ponto de vista. Talvez se não ocorresse tivesse sido pior para a banda – digo como pessoas. Possivelmente problemas piores e bem mais sérios pudessem ocorrer num futuro próximo. Mas se fosse com músicos mais velhos e mais maduros talvez tivessem conseguido contornar os problemas.

Acho que a banda fez ótimos trabalhos desde então – muitos vistos com má vontade por boa parte do público – e melhora a cada lançamento. Acho a banda melhor do que o SOULFLY de Max – que também lançou bons trabalhos. Ao vivo então, só há reclamações de quem é louco. Pois a banda nunca deixou de fazer shows matadores, de deixar qualquer um com um grande sorriso ao término dos mesmos. Se o meu primeiro show com Max nos vocais foi fantástico, também digo isso da tour do “Revolusongs” – que entrosamento fantástico entre os músicos nessa tour – e as duas últimas – já sem Igor na bateria.

Sobre a saída do Igor até achei justa também visto que o mesmo já mostrava cansaço e falta de interesse nos últimos shows – e o cara começou com 13 anos. Jean veio com uma energia e técnica de fazer o queixo de qualquer um cair, quem viu ao vivo sabe o que estou dizendo.

Então, por que diabos eu acho que é a hora de uma volta da formação clássica?

Primeiramente vamos ao fato do que representa uma formação clássica de uma banda – que nem sempre é a primeira formação. Ela representa uma magia, possui uma “aura” – como diria Walter Benjamin – um “poder” que nem uma outra possui. É algo realmente que não pode ser explicado em meras palavras – é como o time do Flamengo de 1981 (desculpem mas não resisti).

Vi o Slayer com o Dave Lombardo na bateria há us três anos e dizer o quê? Só o fato do batera clássico estar lá fez o show ter uma magia única, algo indescritível. A "aura" benjaminiana mostrou-se presente. E quando a banda se separa o gostinho de ver membros clássicos juntos é melhor ainda.

O Black Sabbath é a melhor banda para se comparar com o SEPULTURA – principalmente no meu caso que adoro a era Derrick também. Após a saída do Ozzy a banda se reformulou com a entrada do pequeno grande Dio. Depois o batera saiu e entrou outro ótimo. A banda fez um grande sucesso e foi muito mais bem aceita pela maioria - mais do que o SEPULTURA com Derrick. Mas todos sempre queriam vê-la com Ozzy com a famigerada “formação clássica”. Sempre quando Dio cantava as canções da Era Ozzy a sombra da formação clássica pairava sobre a banda. As inevitáveis comparações, etc., etc. E isso até hoje. E essa sombra pesa - e muito.

Tanto isso é verdade que na última volta da banda com Dio desistiram de apresentar tais canções e até mudaram o nome da banda – o porquê fica pra outra discussão. Assim, cada um cantou as suas músicas sem comparações. E as duas formações de certa forma coexistem sem maiores problemas. Um período pode ser Sabbath com Dio e Appice em outro pode ser Sabbath com Ozzy e Ward. Pois o trabalho das duas “eras” merece isso e nada melhor para o público do que ver ambas as formações.

Hoje os músicos do Sepultura são pessoas mais velhas e maduras. Acredito que Max e Andreas – os melhores compositores da banda que juntos são fantásticos – aprenderam muito, agregaram novos conhecimentos e referências. Creio que os dois trabalhando juntos novamente sem ressentimentos gerariam grandes canções como só os dois sabem fazer.

Essa nova geração da fãs merece ver a formação clássica da banda. Ver uma magia única, que somente os quatros podem proporcionar e diferente de qualquer outra banda do mundo.
O mundo do metal hoje pede isso, várias formações clássicas estão se reunindo. Acredito que uma boa conversa dos hoje homens maduros – e não mais moleques de 20 e poucos anos – não faria mal a ninguém.

Também acho errado voltarem apenas por dinheiro – embora ele não faça mal a ninguém – mas acho que já podem voltar – amadurecidos como já disse – pela arte em si, por tudo que a formação clássica representa - Igor e Max já se falam novamente.

Não gostaria de ver a formação com Derrick desfeita. Acho que podiam fazer como o Sabbath. Andreas tocaria com as duas bandas e chamaria a outra de “Nation” talvez. Ou Derrick e Jean formassem uma nova banda que possivelmente seria ótima e eu não perderia um show.

A volta da formação clássica além de ser a notícia do ano no mundo do metal com certeza traria shows inesquecíveis, fãs em êxtase total, uma magia única de volta. O orgulho da maior banda brasileira de todos os tempos em "chutar bundas" em todo o mundo novamente – talvez fazendo novamente o Slayer abrir pra eles como em 1996.

E com músicos mais amadurecidos e sábios acredito que boa coisa também viria do estúdio. Hoje saberiam melhor administrar todo o sucesso e as conseqüências inerentes ao mesmo. A idade vem chegando, o tempo passando e o momento de mostrar ao mundo novamente a magia é esse – pois tanto Max quanto o Sepultura ainda estão em ótima forma.

Se for uma volta pura e simplesmente por dinheiro eu seria contra pois acho que a arte seria prejudicada e não duraria nem uma nem um ano a volta e acabaria com as duas formações–o ANTHARX é a prova, já que faziam um bom trabalho com John Bush.

E não proponho isso desmerecendo nem um pouco a fase atual da banda que, como já disse, adoro. Mas uma formação clássica é uma formação clássica. E uma formação clássica como a do Sepultura é realmente única. Ela deve existir novamente. E não apenas por saudosismo ou para viver do passado. Não. Mas um retorno pra valorizar essa passado glorioso sem, porém, se prender a ele. O Sepultura nunca foi uma banda que vive de passado e não seria dessa vez. Max e Andreas novamente em sintonia - e com mais conhecimento - provavelmente fariam o Sepultura ficar um passo à frente do marasmo atual do metal - como sempre fizeram quando trabalhavam juntos. Seria um Sepultura pro futuro - valorizando seu passado.

Por isso, Andreas, Max, Paulo e Igor, sentem, conversem, esqueçam mágoas, lembrem da arte e da magia e deixem o mundo do metal novamente de cabeça para baixo com algo único como só vocês quatro sabem fazer e ninguém mais – e ainda encham a conta bancária, por que não?

Jimmy Page: Pensando em novas músicas no próximo ano

Por Thiago Aldrich | Em 18/12/09 | Fonte: Whiplash

Sky News entrevistou Jimmy Page e o diretor do filme "A Todo Volume" Davis Guggenheim e discutiu o filme por causa de sua estreia em Londres, onde Page fez uma de suas raras aparições em público.

Parece, pelos seus comentários, que essas aparições serão menos raras num futuro próximo. Durante a entrevista, Page declarou, com determinação, que ele vai lançar músicas novas ano que vem.

Confiantemente, ele anunciou: "Ano que vem, tenho a intenção de tocar músicas ao vivo. Eu tenho a música só esperando. Isso precisa ser feito. Então é isso. Isso é que eu vou fazer".

Sua ênfase nessa última frase foi no "Eu", para o qual o corresponde da Sky News Steve Hargrave respondeu "Você, sozinho". A pergunta foi sobre se no futuro teremos alguma reunião do Led Zeppelin.

Page fez menção ao tempo que se passou desde o show de reunião do Led Zeppelin na 02 Arena em Londres no dia 10 de dezembro de 2007. O segundo aniversário desse show foi há uma semana atrás.

"Já se passaram dois anos!", disse Page. "Dois anos desde a 02 Arena. É tempo de fazer isso", ele falou, se referindo a compartilhar suas novas músicas que estão prontas para serem ouvidas.

E com isso, Page soltou um grande sorriso, do tipo que será visto com certeza várias vezes nos próximos meses.

Exodus: Revelado título do próximo álbum

Por Thiago Aldrich | Em 18/12/09 | Fonte: Whiplash

O EXODUS, uma das bandas seminais da história do thrash metal, divulgou qual será o título de seu próximo álbum de estúdio, o nono de sua carreira. "Exhibit B: The Human Condition" será o sucessor de "The Atrocity Exhibition... Exhibit A", de 2007. A banda está no momento em estúdio gravando o material juntamente com o produtor Andy Sneap e o lançamento está previsto para a primavera de 2010, pela Nuclear Blast Records.

Recentemente, em entrevista para a edição alemã da revista Metal Hammer, o guitarrista Gary Holt afirmou que a banda tinha quatro músicas já gravadas e que não foram utilizadas no álbum anterior, além de outras nove canções que estão sendo trabalhadas pela banda, fora algum outro material trazido pelo guitarrista Lee Altus. Segundo Holt, o próximo trabalho será um disco que "irá explodir a cabeça das pessoas".

Quando questionado sobre o direcionamento musical adotado pela banda para este próximo trabalho, Holt afirma: "Eu tento não repetir álbuns. Quero dizer, nós fizemos 'Tempo Of The Damned', que era uma linha mais 'old school', aí fizemos 'Shovel Headed Kill Machine', que era mais rápido e brutal, e então fomos para 'The Atrocity Exhibition... Exhibit A', com músicas mais longas e épicas. Assim sendo, este novo álbum também terá algo de diferente, talvez algo um pouco mais puxado para o trabalho em duas guitarras."

Rotting Christ: Divulgada a capa e as músicas do novo álbum

Por Thiago Aldrich | Em 18/12/09 | Fonte: Whiplash

Os black metallers gregos do ROTTING CHRIST lançarão seu novo álbum, entitulado "Aealo", em 15 de fevereiro na Europa e em 23 de Fevereiro na América do Norte, pela gravadora francesa Season Of Mist.

O álbum terá as seguintes músicas:

'Aealo'
'Eon Aenaos'
'Demonon Vrosis'
'Noctis Era'
'Dub-Sag-Ta-Ke'
'Fire Death and Fear'
'Nekron Lahes...'
'...Pir Threontai'
'Thou Art Lord'
'Santa Muerte'
'Orders From The Dead'

O frontman Sakis falou sobre a arte da capa: "Nós estamos totalmente satisfeitos de ter trabalhado juntamente com o designer gráfico da Season Of Mist, Jérôme, para a capa e layout de "Aealo". Nós ficamos realmente impressionados, Jérôme conseguiu traduzir muito bem o conceito do nosso novo álbum para um pedaço de papel. Os estranhos, temerários, furiosos sentimentos de um soldado durante a batalha estão ali... Na frente de seus olhos!"

Imagem

Dark Tranquillity lança música nova na internet

Por Thiago Aldrich | Em 18/12/09 | Fonte Rock Online


A banda Dark Tranquillity disponibilizou para audição na internet uma das novas músicas que compõem o próximo álbum de estúdio, “We are the Void”. A música tem o nome de “Dream Oblivion” e está disponível no perfil do grupo no MySpace.

“We are the Void” será lançado entre 24 de fevereiro e 09 de março de 2010 pela Century Media Records em diversos países da Europa e nos Estados Unidos. Alguns títulos de músicas que farão parte do álbum são “I Am The Void”, “Zero Distance”, “The Burden of Love Alive”, “Archangelsk” e “Memories In Reverse”.

O endereço para ouvir “Dream Oblivion” é www.myspace.com/dtofficial.

Divulgados detalhes sobre novo álbum de Ozzy Osbourne

Por Thiago Aldrich | Em 18/12/09 | Fonte: Rock Online


“Soul Sucka” é o título do novo álbum do vocalista inglês Ozzy Osbourne. Este será o 10º álbum de estúdio do cantor com material autoral desde que deu início a carreira solo, iniciada em 1980 quando lançou o álbum “Blizzard of Ozz”.

O novo álbum tem produção assinada por Kevin Churko em parceria com o próprio Ozzy. “Soul Sucka” será o primeiro disco do cantor com o guitarrista grego Gus G., que entrou para a banda de Ozzy ocupando o posto que foi de Zakk Wylde por mais de 20 anos.

Algumas das novas músicas são “Let It Die”, “Diggin' Me Down” e a faixa-título. O álbum deve ser lançado no primeiro semestre de 2010.

Ace Frehley lança DVD no início de 2010

Por Thiago Aldrich | Em 18/12/09 | Fonte: Rock Online



O guitarrista norte-americano Ace Frehley anunciou o lançamento de um DVD logo no início do próximo ano. Chamado “Behind the Player”, o DVD estará disponível a partir de 15 de janeiro, via Season of Mist.

Este DVD traz o ex-guitarrista do Kiss ensinando aos fãs como tocar alguns dos clássicos de sua carreira, como “Cold Gin” e “Shock Me”. Além disso, há cenas de ‘jam sessions’ com músicos como George Lynch, John 5 e Matt Sorum, entre outros.

No endereço www.behindtheplayer.com é possível assistir vídeos com trechos do conteúdo do DVD.

Khrophus: novo CD "Presages" e tour de divulgação

Por Thiago Aldrich | Em 18/12/09 | Fonte: Whiplash

Imagem

Já está disponível para a venda o novo álbum da banda KHROPHUS "Presages". O álbum conta com 8 faixas e foi produzido por Alexei Leão (vocalista do STORMENTAL). A banda disponibilizou 2 músicas completas, além de samples de todas as outras faixas para audição no Myspace oficial.

http://www.myspace.com/khrophus

Após o lançamento de seu mais novo álbum "Presages", a banda KHROPHUS segue divulgando-o em turnê por todo o Brasil.
A turnê já passou por algumas cidades do Rio Grande do Sul e pelo renomado festival catarinense Zoombie Ritual, onde também se apresentaram bandas consagradas como Ratos de Porão, Korzus, Torture Squad e Violator. Além disso, a presença dos deathbangers da Khrophus está confirmada nos seguintes palcos:

19/Dez/2009 - Belo Horizonte/MG - MotoRock
20/Dez/2009 - Timóteo/MG - Taquicardia Festival
20/Fev/2010 - Otacílio/SC - Otacílio Rock Fest (com MASTER)
06/mar/2010 - Concórdia/SC - Headbanger's Voice II

Todos os shows fazem parte de "Presages Tour", divulgando este novo álbum que também já está disponível para venda.
"Presages" conta com 8 faixas, e foi produzido por Alexei Leão (vocalista do STORMENTAL). Interessados em adquirir o novo álbum ou todos os outros materiais da banda, poderão entrar em contato diretamente com a banda através do e-mail merchandise@khrophus.com.

Venom: relançando álbuns clássicos em vinil

Por Thiago Aldrich | Em 18/12/09 | Fonte: Whiplash

Os álbuns clássicos da banda VENOM serão lançados em vinil. A notícia veio do próprio site da banda, e os três primeiros álbuns, “Welcome To Hell” (1981), “Black Metal” (1982) e “At War With Satan” (1984), serão relançados ainda este mês.

Apesar da novidade, ainda não há informação se esses relançamentos virão com algum material extra.

Dead Trooper: banda lança álbum digital no MySpace

Por Thiago Aldrich | Em 18/12/09 | Fonte: Whiplash

Os noruegueses do DEAD TROOPER lançaram um álbum digital intitulado "Cynicist" em seu MySpace oficial.

http://www.myspace.com/deadtroopermetal

Tracklist:
01. Kiss of the Kannibal
02. Reaping of your Cries
03. Death Casts a Shadow
04. Cynicist
05. No More Singing
06. Awakening the Awe
07. Mold of the Unspeakable
08. The Nether Regions
09. Guns N' Neurosis

Sebastian Bach: show na Finlândia ao lado de Michael Monroe

Por Thiago Aldrich | Em 18/12/09 | Fonte: Whiplash

O vocalista Michael Monroe dividiu o palco com Sebastian Bach, durante o show do ex-frontman do Skid Row em Turku, na Finlândia, no último dia 12. A dupla cantou a música "Taxi Driver", do HANOI ROCKS, banda na qual Monroe foi líder durante muitos anos.

Atualmente Sebastian Bach está em turnê pela Europa com sua nova banda e no próximo ano iniciará uma série de shows no Canadá com o GUNS N' ROSES.

Já Michael Monroe está gravando um material novo ao lado de seu velho companheiro de HANOI ROCKS, Sami Yaffa.

"Há algumas especulações sobre Sami Yaffa e eu estarmos trabalhando juntos, e estou muito feliz em confirmar que sim, Sami realmente será o baixista da minha nova banda. Estamos escrevendo algumas músicas juntos e estamos realmente animados com esse novo projeto", declarou Monroe.

Confira abaixo o video de "Taxi Driver", gravado da Finlândia:

Matanza: Três shows em São Paulo

Por Thiago Aldrich | Em 18/12/09 | Fonte: Whiplash

Neste final de semana o MATANZA fará três apresentações no estado de São Paulo, começando com uma dobradinha de shows no Hangar 110, na capital paulista. A primeira apresentação será na sexta-feira, dia 18, a partir das 19h, ao lado da banda Desgraciado, já no sábado, o grupo retorna ao Hangar com um show ao lado das bandas Skarrapatos-Ko e Slot. O primeiro lote de ingressos para os shows já está esgotado, e o segundo lote, vendido a R$20, pode ser adquirido nos pontos de venda.

Terminando o final de semana, a banda se apresenta no domingo na cidade de Itatiba, São Paulo, fazendo o encerramento do Pró Rock Festival, no Estação Itatiba.

Confira a agenda completa da banda em www.myspace.com/matanzacountrycore

Serviço:

Matanza no Hangar 110
Bandas - dia 18: Matanza e Desgraciado
Bandas - dia 19: Matanza, Skarrapatos-ko e Slot
Data: 18 e 19 de Dezembro
Local: Hangar 110
Endereço: Rua Rodolfo Miranda, 110 - Bom Retiro - São Paulo/SP
Ingressos: R$15 (1º lote - esgotado) e R$20 (2º lote)
Pontos de venda:
- 255 (R. 24 de Maio, 62 - loja 255 - f: 33616951).
- Flame (R. 24 de Maio, 62 - loja 222 - f: 3224-8916).
- Hangar 110 - compras via Internet em www.hangar110.com.br

Matanza em Itatiba
Data: 20 de Dezembro
Local: Estação Itatiba
Endereço: Rua Virginio Belgini, 1000 - Itatiba/SP
Contato: (11) 4487-0913