segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Radiohead: Volta ao estudio em Janeiro

Por Thiago Aldrich | Em 28/12/09 | Fonte: Rock Online



Ed O'Brien, guitarrista da banda, anunciou em comunicado no site oficial que a banda está prestes a voltar ao estúdio. O Radiohead deve continuar em janeiro o trabalho iniciado quando a banda gravou a canção "These Are My Twisted Words".

No comunicado, o músico se diz entusiasmado com as novas composições e com a nova fase da banda, bem diferente do clima tenso que rondava os músicos na época de "Kid A". No mesmo texto, O'Brien agradece a presença dos fãs na turnê sul americana, que incluiu o Brasil em março de 2009, dizendo que estes foram shows especiais.

O músico não adiantou detalhes sobre o novo álbum, seja sua sonoridade ou influências. A canção "These Are My Twisted Words" ainda está disponível para download gratuito no site da banda.

Metallica: Ulrich luta contra zumbido no ouvido

Por Thiago Aldrich | Em 28/12/09 | Fonte: Metallica Remains

Segundo matéria publicada pela CNN, o baterista do Metallica, Lars Ulrich, luta contra um zumbido em seus ouvidos, ocasionado pelos anos expostos ao som alto dos shows da banda.

"Eu tenho tocado rock alto por boa parte dos últimos 35 anos", disse Ulrich, 46 anos. "Eu nunca costumava tocar com nenhum tipo de proteção."

No início de sua carreira, sem proteção para seus ouvidos, o som alto começou a seguir Ulrich fora dos palcos. "É este ruído constante nos ouvidos", disse Ulrich. "Ele meio que nunca vai embora. Ele simplesmente nunca para."

No começo, Ulrich disse que o zumbido em seus ouvidos era quase imperceptível. Ele disse que o problema piorou durante a turnê de 1988, estranhamente enquanto ele dormia.

"Eu cairia no sono frequentemente com a televisão ligada, e eu acordava no meio da noite para ir e desligar a TV", disse Ulrich. "Exceto que ela não estava realmente ligada. Quando eu percebi que estava fazendo isso com frequência, se levantando para desligar a TV que não estava nem ligada para começo de conversa, eu percebi que talvez eu tivesse alguma coisa."

Segundo Norma Mraz, uma médica em Atlanta, Georgia, "a causa mais usualmente reportada é exposição a barulho, níveis excessivos de barulho. Isso pode ser de máquinários, brinquedos de crianças, iPods. Coisas que as pessoas se expõem repetidamente e não tomam as devidas precauções para proteger suas audições."

Como começou a sofrer de perda de audição e ouvir zumbido em início de sua carreira, Ulrich se protegeu com protetores auriculares enquanto toca. Embora ainda sofra desse problema, ele afirma que seu estado poderia ser bem pior, e com o passar dos anos, ele aprendeu a tolera-lo.

Ulrich afirma ainda estar preocupado com os jovens, a chamada geração iPod, que ouve música alta, e pode não ser tão atenta quanto a proteger seus ouvidos.

"Se você faz um arranhão em seu nariz, em uma semana terá passado", disse Ulrich. "Quando você arranha ou machuca sua audição, ela não volta. Eu tento alertar as crianças mais novas... Quando sua audição se vai, ela se foi, e não há cura."

A matéria completa, em inglês, pode ser lida clicando aqui.

Soulfly está com novo álbum quase pronto

Por Thiago Aldrich | Em 28/12/09 | Fonte: Rock Online


O Soulfly terminou as gravações do novo álbum de estúdio cujo título provisório é "Omen". O álbum, que ainda será mixado e masterizado, deve chegar às lojas via Roadrunner Records ainda no primeiro semestre de 2010.

O novo disco, 7º na discografia da banda, contará com convidados especiais como Tommy Victor (Prong) e Greg Puciato (Dillinger Escape Plan). A banda postou recentemente um vídeo em sua página no MySpace, www.myspace.com/soulfly, falando sobre as gravações do álbum. No vídeo é possível ouvir trechos de novas canções como "Bloodbath and Beyond" e "Lethal Injection".

A imagem que acompanha essa nota foi tirada no estúdio e mostra Max Cavalera com seus filhos Igor e Zion, que também fazem participações no álbum. A banda disponibilizou diversas fotos em seu site, www.soulflyweb.com.

Atualmente a banda conta com Max Cavalera (voz e guitarra), Marc Rizzo (guitarra), Bobby Burns (baixo) e Joe Nunez (bateria). O novo álbum, cuja produção ficou nas mãos do ex-guitarrista Logan Mader, sucede "Conquer", lançado em 2008.

Megadeth: Dave Mustaine elege seu top 5 da Austrália e UK

Por Thiago Aldrich | Em 28/12/09 | Fonte: Whiplash

Dave Mustaine, líder do Megadeth, elegeu seu "Top 5" somente de artistas australianos e britânicos para a revista Rolling Stone, confira:

01. CROWDED HOUSE – "Don't Dream It's Over"

"Escuto isso onde quer que eu vá", diz Mustaine sobre a canção romântica melancólica do álbum de estréia de 1986 da banda australiana. "Posso estar tendo um momento absurdamente horrível, mas escuto essa música e ela melhora meu dia".

02. MIKE AND THE MECHANICS – "The Living Years"

O primeiro colocado das listas de 1989, da banda do então ex-guitarrista do GENESIS, traz alegria a Mustaine. "Estava tocando na limousine depois que me casei", ele diz. "Me faz lembrar desse dia maravilhoso".

03. THE Beatles – "I Want You (She's So Heavy)"

A faixa mais obscura de "Abbey Road" fez Mustaine gostar de riffs pesados de guitarra ainda enquanto criança: "Representa tudo o que os Beatles significam para mim".

04. Led Zeppelin – "The Song Remains the Same"

O frontman pegou algumas dicas do "Houses of the Holy": "A invasão britânica foi muito importante na minha abordagem da guitarra".

05. AC/DC – "Let There Be Rock"

Ele conseguiu o clássico de 1977 numa troca em uma loja de discos. "Assim que a agulha encostou no disco", ele diz, "percebi que minha vida havia mudado para sempre".

Beatles: O dia em que Fidel Castro homenageou John Lennon

Por Thiago Aldrich | Em 28/12/09 | Fonte: Whiplash

Que o mundo dá voltas todo mundo sabe mas há encontros insólitos que só acontecem no mundo da música. Um deles ocorreu em 08 de dezembro de 2000 em Cuba, data em que foi inaugurada, naquele país, uma estátua de John Lennon na praça que leva o seu nome. Isso por si só já mereceria destaque, mas o mais incrível é que a estátua foi inaugurada por Fidel Castro em pessoa, com direito a solenidade e discurso.

Imagem
Imagem
Imagem
A estátua localizada em Havana é em tamanho natural, com Lennon sentado em um banco, com as pernas cruzada, vestindo camisa de mangas e jeans, com seus inseparáveis óculos redondos, aparência relaxada e serena, como alguém que está sentado em um parque desfrutando da paisagem. A obra, toda em bronze, é de autoria do escultor cubano José Villa Soberón.

Mas um detalhe que deixa a história mais curiosa é que logo depois da revolução cubana, em 1959, a música dos Beatles foi proibida de ser tocada na Ilha e os vinis banidos, virando artigos de luxo no mercado negro. Por tudo isso foi perguntado a Fidel, caso encontrasse Lennon, o que ele lhe diria. Fidel respondeu que diria: “Gostaria de ter lhe conhecido antes”.

De símbolo do imperialismo capitalista Lennon transformou-se em ídolo comunista, em parte devido a suas músicas pós-Beatles como "Imagine" e "Work Class Hero". Lennon foi ainda perseguido pelo FBI por opiniões contrárias às do governo em questões como a da Guerra do Vietnã.

Slash: mais notícias sobre álbum solo de estreia

Por Thiago Aldrich | Em 28/12/09 | Fonte: Whiplash

O guitarrista Slash, VELVET REVOLVER/ex-GUNS N' ROSES, soltou a seguinte nota:

"Eu estarei na cidade para as festas, mas atuarei em um torneio de pôquer nas Bahamas na primeira semana de janeiro, que é beneficente em prol da 'The Foundation for AIDS Research,' (Fundação para pesquisa da AIDS) ou AMFAR. Deve ser uma viagem legal e se trata de uma causa importante.

A sessão de masterização do meu disco solo está pronta. Nós a fizemos no Sterling Sound com George Marino, que é o maior gênio como engenheiro de masterização com quem já trabalhei. Ele é o engenheiro perfeito para trazer nuances dinâmicas nas gravações analógicas e eu estou surpreso com os resultados.

Apesar de não ser da minha natureza me gabar sobre como as performances são boas, ou como as músicas são boas, eu irei dizer, graças a Eric Valentine [produtor] e George Marino, é um disco que soa incrível.

Estamos agora no processo de mixar as faixas bônus especiais o que deverá ser feito na semana que vem. Então iremos masterizá-las e o disco todo estará gravado, mixado e masterizado.

Deverei assinar um acordo de distribuição para os EUA nos próximos dias, e eu anunciarei com quem assim que estiver OK. Continuamos querendo lançar em abril.

Estarei no NAMM show no próximo ano anunciando o novo 'Slash model' da Marshall, assim como a nova signature Les Paul, e uma linha de captadores Seymour Duncan, todos os quais estarão disponíveis no começo do novo ano. Eu toquei o protótipo do novo 'Slash model' com os captadores Seymour Duncan no KLOS Christmas Show no Nokia, recentemente e eles soaram fantásticos. A performance foi meio solta, mas a guitarra soou ótima."

Slash lançará seu álbum solo de estreia, "Slash", na primavera na Europa pela Roadrunner Records.

Gorillaz: novidades sobre o novo álbum do grupo

Por Thiago Aldrich | Em 28/12/09 | Fonte: Whiplash

O novo album do GORILLAZ tem lançamento previsto para 2010. O agente da banda, Chris Morrison, disse ao Gigwise.com que o disco já deveria ter sido lançado, mas Damon Albarn compôs faixas demais e precisa de tempo para "filtrar" e decidir quais faixas serão gravadas.

Além disso, já existe uma lista de artistas que receberam convites de Albarn e já confirmaram sua participação no album: Bobby Womack, Snoop Dogg, Barry Gibb (do Bee Gees), o grupo de new grave The Horrors, Lou Reed e o rapper Mos Def, que revelou ao RollingStone.com o nome de seu personagem: Sun Moon Stars.

O album vai se chamar 'Plastic Beach', em referência à uma praia lotada de garrafas plásticas, vizinha à casa de Albarn, em Devon, Inglaterra.

Guns N' Roses: show inédito no Uruguai, Curitiba de fora

Por Thiago Aldrich | Em 28/12/09 | Fonte: Whiplash

Axl Rose e seu "novo" GUNS N' ROSES incluiu uma data em Montevidéo, Uruguai. É a primeira vez que a banda tocará no país. A turnê sulamericana já contava com datas no Brasil, Argentina, Chile e Peru.

O produtor Eduardo Martinez disse em entrevista ao jornal Ultimas Noticias, que nesse último dia 24 teve Axl na capa, que a visita "servirá muito ao Uruguai, pois inclui o país nas principais rotas da música", criando um precedente para futuras negociações.

Ainda segundo Eduardo Martínez, sua proposta foi igual a feita por Curitiba, mas a Time For Fun preferiu levar o concerto para o Uruguai.

O show acontecerá no Estádio Centenário que tem capacidade para 60.000 pessoas. E as vendas de ingressos começarão em janeiro. Os preço serão fixados entre 20 e 100 dólares.

Killswitch Engage (Espaço Lux, São Paulo, 01/11/09)

Por Thiago Aldrich | Em 28/12/09 | Fonte: Whiplash

Inicio esta narrativa agradecendo a todos que fizeram deste show um dos melhores de minha vida. Desde a galera enlouquecida, o KSE que botou para quebrar do começo ao fim e até os cinegrafistas amadores que gravaram momentos que não podiam ser esquecidos.

Bom, os meses que antecederam este show foi uma mistura de agonia e êxtase. Primeiro ponto o êxtase: anúncio de que a banda faria um Tour pela America Latina passando pelo Brasil. Depois a agonia: anúncio poucas semanas antes do show que Howard Jones, vocalista da banda, estava com sérios problemas de saúde e que infelizmente a banda teria que adiar o show. Felizmente, os produtores agiram de forma rápida e o show pôde ser confirmado de forma ágil e sem maiores transtornos e assim pudemos presenciar um dos melhores shows já vistos.

O show começou com a abertura de uma banda de Campinas chamada Cardiac. Muita pegada e barulho sem se esquecer da técnica, vale a pena conhecer esta banda, surpreendeu a todos.

Quando o Cardiac desceu do palco foi a hora mais esperada por todos, era a hora da entrada de Killswitch Engage.

Logo escutamos o início de My Last Serenade e uma profusão de gritos e de emoção. Poucos imaginavam que a abertura seria esta musica que marcou desde os primeiros cds da banda.

Não falarei de todas as músicas, mas algumas partes do show terão que ser contadas:

1ª Rose of Sharyn: Hora em que Howard J. manda a galera separar em lado B lado A e inicia um quebra cabeça gigantesco. Nesta hora eu estava na frente, do lado do palco e quando percebi já estava no fundo e totalmente loko.

2ª The End of Heartache: HJ pede pra galera cantar junto e o pedido é atendido prontamente com direito ao vocal da banda ficar totalmente emocionado e sem palavras.

Estes foram os pontos mais fortes do show, mas podem ter certeza que do começo ao fim não houve um momento que a galera ficou desanimada. O show foi Frenesi puro, quem foi pode confirmar.

Ponto negativo do show foi a duração do mesmo. A banda tocou quase 1 hora e não foi possível tocar muitas músicas que marcaram a história do KSE. O show pareceu que passou em 5 minutos de tão perfeito que estava.

Antes de ir ao show convidei muitos amigos para ir, mas ninguém quis ir e acabei indo sozinho. Grande erro deles. Logo os vídeos foram postos no youtube e assim pude mostrar a eles o "erro" cometido. Ficaram surpresos e totalmente arrependidos de não terem ido comigo.

Bom, mas com certeza essa foi a primeira vinda de muitas que a banda ainda irá apresentar aos latinos americanos. Com certeza este show ficou marcado para os músicos do Killswitch Engage

Abaixo segue o set list do show:

1. My Last Serenade
2. Reckoning
3. Fixation On The Darkness
4. Starting Over
5. This Is Absolution
6. Take This Oath
7. Rose Of Sharyn
8. Never Again
9. A Bid Farewell
10. The Arms Of Sorrow
11. Life To Lifeless
12. My Curse
13. The End Of Heartache
14. Holy Diver (Dio cover)

Lamb Of God: vídeo de entrevista com vocalista (em inglês)

Por Thiago Aldrich | Em 28/12/09 | Fonte: Whiplash

Christina Rowatt conduziu uma entrevista com o vocalista Randy Blythe, da LAMB OF GOD, quando eles tocaram em Sidney, Austrália, no dia 12 de dezembro de 2009.

Tendo recentemente percorrido os EUA em sua turnê com o Metallica, o LAMB OF GOD está celebrando sua última realização, a nomeação no GRAMMY de "Melhor performance do metal" na música "Set to Fail" no último álbum "Wrath", que foi lançado no início do ano pela Epic Records.

O baterista Chris Adler comentou: "Nós estamos honrados de sermos nomeados de novo. Independentemente do resultado, nós estamos em uma companhia de elite e é um momento de muito orgulho para nós e para nossos fãs. Obrigado pelo reconhecimento; nós mal podemos esperar para a festa depois do resultado!"

LAMB OF GOD foi já foi nomeado na categoria "melhor performance do metal" anteriormente com a música "Redneck" do álbum de 2006 "Sacrament"

Como em 2006, o LAMB OF GOD está disputando com grandes bandas de metal, como SLAYER, JUDAS PRIEST, Megadeth e MINISTRY.

O guitarrista Mark Morton ainda acrescenta: "Wow.. nossa segunda nomeação para o Grammy! Quem imaginaria?? Como é legal disputar um prêmio tão importante, o que nos assusta é que estamos disputando com as maiores e mais lendárias bandas do metal. Isso é muito divertido... Obrigado por todos que votaram na gente".

O álbum "Wrath" chegou na posição número 2 no The Billboard 200, em fevereiro de 2009, e já nas primeiras semanas após o lançamento vendeu 67,000 cópias.

Veja a entrevista em inglês, no link abaixo:

Fear Factory: Burton Bell comenta a volta de Dino Cazares

Por Thiago Aldrich | Em 28/12/09 | Fonte: Whiplash

O líder do FEAR FACTORY, Burton C. Bell, concedeu uma entrevista ao site PyroMusic.net e abaixo podem ser conferidos alguns trechos da conversa.

Como foi a turnê pela América do Sul, sendo que esta foi a primeira mostra adequada da banda com a nova formação?

“Sim, foi fantástica. Ótimos públicos, soamos incríveis, Os fãs estavam muito, muito felizes por nos verem e soamos ótimos.”

Agora, com o Dino [Cazares, guitarra] já fora da banda por muitos anos, você esperava sobre vários rumores e incerteza das pessoas quando você anunciou que vocês dois estavam trabalhando juntos novamente?

“Não. Eu não esperava nenhuma incerteza, pois o Dino e eu somos os fundadores do FEAR FACTORY e esse era o som do Dino, ou foi o estilo do Dino que realmente criou o som do FEAR FACTORY. Então eu não esperava por nenhum tipo de incerteza, eu só... uma das experiências é que as pessoas têm estado muito animadas e muito ansiosas por termos feito este novo álbum.”

Houve uma grande cobertura da mídia sobre os problemas legais entre vocês e os ex-integrantes da banda. Agora está tudo resolvido entre você Raymond [Herrera, baterista] e Christian [Olde Wolbers]?

“Os fãs não precisam se preocupar com as questões legais. Tudo que eles precisam saber é que o FEAR FACTORY não parou e nós estamos em turnê. Temos excursionado, temos um novo álbum para ser lançado em breve e seja lá o que esteja acontecendo com as questões jurídicas, os fãs não precisam saber sobre elas”.

Sem querer insistir neste ponto, mas agora você fez um acordo com eles?

“Não estou em uma boa situação com eles, eles me ferraram.”

Você se importa em falar algo mais sobre isso?

“Eu fiz uma declaração há alguns meses atrás e estou no aguardo sobre uma resposta.”

Quando você começou a escrever o novo álbum, você achou que a química entre você e o Dino voltou rapidamente ou que demorou algum tempo para voltar a desenvolver?

“Não, foi realmente algo muito forte, houve uma grande energia criativa rolando. Eu e ele ‘despertamos’ juntos como se não houvesse passado tempo. E o fato de que o Gene Hoglan está lá na sala tocando bateria com a gente, é muito, muito emocionante. Então, foi muito fácil.”

Você mencionou o Gene – suas faixas no álbum falam por si, mas quais novos elementos ele trouxe para a banda neste álbum?

“Acho que o novo elemento é maturidade. O fato de que o Gene está realmente entre os cinco melhores bateristas de metal — isso realmente traz um sabor diferente para a bateria, mas o som ainda é muito FEAR FACTORY. Mas o novo elemento é como senso de maturidade. O fato de que todos nós estamos tocando, escrevendo, arranjando e produzindo e simplesmente sendo músicos por 20 anos, você consegue ouvir isso. Há um elemento decisivo, há realmente uma energia criativa neste álbum. Você realmente pode ouvir isso.”

Para ler a matéria completa (em inglês) acesse este link.

Ozzy, Judas e Metallica: livro traz histórias de bastidores

Por Thiago Aldrich | Em 28/12/09 | Fonte: Whiplash

"Castle Stories - A Rock n' Roll Scrapbook", um livro sobre o agora extinto Castle Farms, local em Charlevoix, Michigan, que contém muitas histórias sobre shows de artistas como OZZY OSBOURNE, Metallica, JUDAS PRIEST, SCORPIONS, DEF LEPPARD e WHITESNAKE, cerca de 300 fotos e um relato de Roxy Petrucci, ex-baterista do VIXEN.

Este livro está disponível em www.duaneroy.com.

Duane Roy, autor de "Castle Stories", é um ávido fã de música que já esteve em centenas de concertos e também acumulou algumas histórias incríveis para acompanhar cada um dos muitos concertos.

Duane vive em Wawa, Ontario, Canada com sua esposa e três filhos.

Alguns trechos de uma recente entrevista de rádio com Duane Roy, trazendo relatos sobre Ozzy Osbourne e JUDAS PRIEST podem ser conferidos abaixo (em inglês).