terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Burzum: Varg Vikernes critica o filme “Lords Of Chaos”

Por Thiago Aldrich | Em 22/12/09 | Fonte: Whiplash

Nota: uma outra versão desta matéria, menos completa, foi postada no Whiplash! algumas horas atrás.

O líder do BURZUM, Varg Vikernes, postou em seu website um comentário sobre o filme “Lords Of Chaos”, baseado no livro de mesmo nome de Michael Moynihan e Didrik Soderlind, que fala sobre o início da cena Black Metal na Noruega e detalha a série de incêndios de igrejas e assassinatos que ocorreram no país em 1993.

"A primeira pergunta que me ocorreu quando soube dos planos para o filme ‘Lords of Chaos’ foi ‘Por quê’? Por que diabos alguém iria querer fazer um filme baseado num livro inútil? Como isso poderia ser possível se o livro é composto de nada além de várias entrevistas mal feitas acrescentadas de alegações infundadas, além de teorias absurdas e totalmente ignorantes criadas pelos autores? Quando vi que eu era um personagem no filme, fiquei ainda mais perplexo e minha pergunta seguinte foi: ‘Eles podem fazer isso?’ Eles nunca pediram minha permissão para usar meu nome ou minha história.

Agora eles estão aparentemente baseando a história do filme não em minha história, mas na do livro ‘Lords of Chaos’. Mas, infelizmente, a história de ‘Lords of Chaos’ não é apenas absurda, incoerente e totalmente contraditória, mas também não possui informação alguma em relação às vidas e personalidades das pessoas que foram incluídas como personagens no filme. Alguém poderia pensar que seria impossível que alguém fizesse um filme baseado nesse livro mas, é claro, se você simplesmente preencher as lacunas você mesmo...

Enquanto escrevo isto estou sorrindo, porque isso tudo é engraçado. De uma maneira bizarra e estranha, realmente é. Eles basearam o filme numa história fictícia que é baseada em fatos reais e muito mal escrita por dois amadores ignorantes, depois escrevem um roteiro sem nem mesmo falar com alguém que poderia saber algo sobre a história na qual os dois amadores ignorantes basearam a história deles e ainda contrataram alguns indivíduos de Hollywood para re-escrever o roteiro algumas vezes e fazer com que se ajustasse aos padrões de Hollywood, obviamente. Com o que ficamos? Bem, com mais um filme de Hollywood baseado em ‘fatos reais’, é claro. (Você não acha que os outros filmes de Hollywood baseados em ‘fatos reais’ são melhores, acha!?)’

Honestamente, eu não tenho o menor interesse no que esse filme possa fazer para a cena Black Metal contemporânea para qualquer outra cena Metal, então nem vou discutir isso. Sendo um bastardo egocêntrico e egoísta eu, naturalmente, me preocupo somente com o que esse filme possa fazer para mim, e, quer saber? Ele não pode me ferir, de jeito nenhum. Ele pode somente aumentar o meu valor de mercado tornando mais fácil, para mim, vender mais álbuns, publicar e vender mais livros e assim por diante, então... Ele vai até mesmo me dar mais liberdade para fazer o que quero. Se quiser, posso sempre contar a verdadeira história eu mesmo, mais tarde, e ainda mais pessoas estarão interessadas na verdadeira história se esses caras lançarem o filme. Eu não sei se eles pensaram nisso, ou mesmo se eles se importam, mas isso é um fato.

Mas, na verdade, eu não gosto de ver outros espalhando mentiras sobre mim e posso contar a minha verdade muito bem sem o filme promovendo meu nome então, se o filme for um completo fracasso, eu ficarei contente. E se for um sucesso eu também ficarei feliz porque isso aumentaria o meu valor de mercado ainda mais. Então boa sorte, caras, ou nenhuma... Eu realmente não me importo. Para mim é ganhar ou ganhar.

Tendo dito isso, eu realmente tenho que dizer que os produtores desse filme deveriam ter vergonha deles mesmos. Eles nunca pediram permissão da família de Euronymous para usar sua trágica história. E tampouco pediram minha permissão para usar a minha história. Ao invés disso, eles simplesmente nos desprezaram e foram atrás dos infames autores de ‘Lords of Chaos’. Eles fazem parte, na minha visão e pelas razões acima, de nada além da mais desonesta escória e merecem ser boicotados por todos. Vão procurar outro hospedeiro, seus parasitas covardes!”

Varg Vikernes
Dezembro de 2009
BURZUM: Official Website
http://www.burzum.org/eng/library/the_lords_of_lies06.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário